PROJETOS

INCLUSÃO RACIAL, RESGATE DA CULTURA AFRO E INDÍGENA
BRASILEIRA.

a) Nome: A cor da Cultura

b)Administração: Vera Lúcia Moreira
Coordenação técnica: Lucilene ....
Coordenação administrativa: Vera Lúcia Moreira

c) Responsável pelo projeto: Janaina ou professor

d) JUSTIFICATIVA:
Trabalhando a partir de valores euroetnocêntricos, o sistema de
educação do Brasil, leva as crianças e adolescentes afro-brasileiras e
indígenas a se sentirem inferiores e a serem consideradas como tal pelos
demais, ao conviverem com imagens estereotipadas, em confrontos diários
com manifestações racistas, que causam danos psicológicos e morais, muitas
vezes, irreparáveis, bloqueando o desenvolvimento da identidade pessoal,
étnica e cultural dos mesmos; tais práticas muito contribuem para que os
marginalizados (negros e indígenas, entre outros tenham dificuldades de
acesso a condições dignas de sobrevivência como cidadãos).

e) OBJETIVOS GERAIS
Divulgar e produzir conhecimentos, atitudes, posturas e valores que
eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnicos racial, tornando-os capazes
de interagir e negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito
aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da
democracia brasileira.
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à
diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão

f) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Reconhecer e valorizar a identidade, a História e a Cultura dos afro-
brasileiros, bem como garantir o reconhecimento e igualdade de
valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das
indígenas, européias e asiáticas;
b) Criar condições favoráveis para que todas as crianças e adolescentes
sejam respeitadas em suas especificidades e histórias de vida e venha
obter sucesso em sua vida escolar;
c)Desenvolver espaço de inclusão, onde sejam reconhecidas e
combatidas as relações preconceituosas e discriminadoras;
d) Valorizar o caráter pluriétnico e a diversidade cultural da sociedade
brasileira, a partir do seu descobrimento até os dias atuais;
e) Questionar a humanidade e cidadania representada pelo homem branco
e de classe média, onde a mulher, o negro e os indígenas são descritos
pela cor da pele ou pelo gênero para expressar a sua existência.

g) Público Alvo: Pais, alunos, funcionários, professores, coordenador, diretor
e toda a comunidade local.

Direto: Ver conteúdo
Indireto: Pais e Comunidade

h) Período de desenvolvimento do projeto
24/10 a 22/11

i) Duração: ver com coord

j) Recursos que serão utilizados:

a) Humano:
Coordenadores e professores :
Estudo e aprofundamento do tema para oportunizar aos alunos valorização
da cultura e arte de origem africano e afro descendentes; conhecimento
do continente africano e suas riquezas naturais;levantamento da formação
étnica da população brasileira e demonstração através de tabelas, gráficos
e dados estatísticos;estudo da formação do povo brasileiro;

Cleusa: Pesquisar influências africanas nos vocabulários e costumes
brasileiros;bem como, a religião, a identidade, a ética e o respeito à
diversidade cultural afro.

Elizabete: Ó pai, ó; Homens de Honra; A cor do amor; Meu nome é Rádio e
outros;
Vera Lúcia : Propiciar o conhecimento e participação de uma roda de
capoeira e ritmos afros;
Vera Lúcia: organizar visita a local Quilombola favorecendo intercambio
entre os alunos com a comunidade deste local.;
Vera Lúcia: Oportunizar visita ao Museu Afro de São Paulo;
Andréia: Elaborar um desfile na escola para valorizar e destacar os vários
tipos de beleza entre os alunos;

Material:
Data show, not book, aparelho cd player e dvd, dvs, cds, cartolina, papel
Kraft, tela, tesoura, lápis, cola, guache, tinta, pincel, canetinha, sulfite, livro
Os sete novelos, tranporte,Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3 player,
computador com acesso à internet.

Financeiro:APM

k) Etapas do projeto: (CRONOGRAMA das ações: )

Outubro:

Novembro:

l) Disciplinas envolvidas:

m) Parcerias:

n) Culminância: 17/11/2011
Exposição de atividades Painel (telas?)
Desfile
Roda de Capoeira
Cardápio característico

o) AVALIAÇÃO
Durante todo o projeto serão avaliados: :
-envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos
-pertinência das informações e dos materiais coletados
-organização e clareza das informações no painel e nos textos produzidos.

Em HTPC propiciar momento de diálogo e reflexão sobre os resultados
alcançados durante e ao termino do projeto.

Avaliação Final do projeto : 22/11/2011

Referencia:

BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de história: fundamentos e métodos.
São Paulo, Cortez.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. Companhia das
Letras.
LUCENA, Célia Toledo. Artes de lembrar e de inventar: (re) lembranças de
migrantes. São Paulo, Arte & Ciência.

Na internet
Pt.wikipedia.org/wiki/Podcast
informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm
http://www.acordacultura.org.br/
aldeiagriot.blogspot.com www.arteafricana.usp.br/index.html
http://www.palmares.gov.br/
www.ritosdeangola.com.br/news.php
http://www.capoeiradobrasil.com.br/
http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/

www.revistaescola.abril.com.br/historia



ESCOLA DE PAIS

a) Nome: Família: Ensinar e Aprender

b)Administração: Vera Lúcia Moreira
Coordenação técnica: Lucilene ....

c) Responsável pelo projeto: Janaina

d) JUSTIFICATIVA:

Cada pessoa recebe, durante a infância, no convívio com os pais, influências
que podem direcionar sua vida adulta para resultados positivos ou negativos.
Por isso, são decisivas para a vida da criança, as orientações que recebem no
lar.
A sociedade está necessitando urgentemente que os pais eduquem com
firmeza os seus filhos, permanecendo atentos e perseverantes numa educação
baseada no conhecimento, na informação e parceria com a escola.

A criança precisa sentir-se amada. Esse amor que vem de fora para dentro vai
se transformar em auto-estima e segurança.
Nos primeiros anos forma-se o caráter e a personalidade da criança e ela
precisa da convivência com os pais, precisam de bons exemplos, de uma
referência segura para buscar e trilhar seu próprio caminho de forma tranqüila
e feliz. Nessa perspectiva, família e a escola formam uma equipe e torna-se
fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a
mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer
sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças
e jovens a um futuro melhor, propiciando ao aluno uma segurança na
aprendizagem integral, de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de
enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

e) OBJETIVO GERAL

integrar a família e a escola, para que unidos possam aprimorar os
conhecimentos em relação ao desenvolvimento dos filhos, de forma que
alcancem a cada dia uma formação de qualidade.

f) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Estimular a prática participativa dos pais no processo da formação dos
filhos, bem como em todas as atividades escolares, já que do seio da própria
sociedade que saem as motivações necessárias para o trabalho educativo, e é
dela que vem a clientela escolar.
b) Incentivar a comunicação com os filhos, o apoio, o conhecimento das suas
dificuldades, estimulando suas potencialidades, dando liberdades e incentivo
ao processo educacional.
c) Conscientizar de que a escola pode ser fonte de conhecimento também para
os pais
d) estabelecer parceria efetiva entre família e escola na busca de soluções

para os problemas enfrentados pela escola, pela comunidade e numa visão
holística, de toda uma sociedade.

g) Público Alvo: Pais, funcionários, professores e toda a comunidade local.

Direto: Pais e ou responsáveis
Indireto: Alunos e Comunidade

h) Período de desenvolvimento do projeto: ver com coord

i) Duração: ver com coord

j) Recursos que serão utilizados:

• Humano:
Vera Lúcia Moreira: Contato para palestras a família, sobre temas diversos
envolvendo saúde, nutrição, aprendizagem, psicologia infantil, sexualidade.
Lucilene Lansk e Andréa : eventos em homenagem e/ou lazer envolvendo
pais, filhos e comunidade escolar.

• Material:
Data show, not book, aparelho cd player e dvd, dvs, cds, papel Kraft, tesoura,
lápis, cola, guache, tinta, pincel, canetinha, sulfite,Câmeras fotográficas,
computador com acesso à internet, E.V.A, material reciclado...



k) Etapas do projeto: (cronograma das ações:)
Maio: Homenagem às mães com apresentações e entrega de lembranças
elaboradas pelas crianças.
Junho: Palestra com Dr. Rosane para orientação sobre o Tracoma.
Agosto: Homenagem aos pais: Gincana......
Setembro: Palestra: "Como os vícios se iniciam" com Capitão Duck
Outubro: De Pai para filho: na semana da criança solicitar aos responsáveis
uma homenagem criada por ele a sua criança.
Novembro: Finalizar ( Festa do Sorvete)

l) Disciplinas envolvidas:

Financeiro: APM

m) Parcerias: Secretaria da Saúde, Polícia Militar.

n) Culminância:
Data:
Exposição de atividades Painel
Desfile




PROJETO : CONCERTO DE LEITURA
 

Justificativa
  • (José Manuel Moran, desafios da televisão e do vídeo à escola)

“Vivemos uma época de grandes desafios no ensino focado na aprendizagem. E vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético; do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.”
  • (Olness, R. 2005)  
“A literatura é uma das dimensões culturais que mais oferece condições para o desenvolvimento do ser e que, por esta razão, pode ser instrumento e meio de ensino de muitas áreas do conhecimento além dela própria. Vale lembrar seu uso no ensino da leitura, da escrita, da história, da filosofia, da geografia, da matemática.”

Tem por objetivo incentivar o gosto e o hábito pela leitura através do trabalho

intenso e bem planejado de modo que as crianças conheçam diferentes
tipos de literatura , de leitura, de escrita, demonstrando a importância das
mesmas , para que crie-se uma cultura de leitura que envolva os diferentes
atores do processo educativo. Pensamos propor aos bons leitores e escritores
compartilhar seus saberes com os demais que apresentam dificuldades. E
quando a leitura tornar-se prazerosa na escola estaremos abrindo caminhos
para o surgimento de novos escritores, poetas e bons comunicadores.
O ato de ler e escrever é revolucionário, transformador. A melhora no
desempenho dessas atividades facilita a assimilação e compreensão em todas
as disciplinas. É também interessante para o resgate à poesia, à música, à
cultura e aos valores.
Como enfoque nessa empreitada, para superação das dificuldades de leitura
e escrita dos alunos, estaremos fortemente subsidiados nas contribuições
literárias, aos recursos tecnológicos, as mídias disponíveis e acima de tudo, no
empenho e dedicação dos professores. E incentivar o aluno para essa prática é
o principal desafio dessa proposta.
Por isso, o papel do educador é fundamental no sentido de gerar leitores e
produtores autônomos. É preciso aparelhar os alunos para que eles tenham
contato com a diversidade textual. Temos que incentivar para que sejam
leitores instigantes, que possam dialogar com o texto. Não se pode ler um
poema como se lê uma crônica ou uma notícia de jornal, embora esses textos
possam estar em constante interação.

Objetivos :


v propiciar à criança melhorias significativas no processo da aquisição da
leitura e escrita, inserindo-a no mundo da linguagem e estabelecendo
distinção entre poder ler, saber ler, e ter o prazer de ler;
v Proporcionar o prazer de ouvir textos literários e partilhar suas opiniões
com os colegas, criando condições de conhecerem e valorizarem os
clássicos da literatura infantil infantil e seus criadores;
v Identificar diferentes tipos e estratégias de leitura;
v Desenvolver a capacidade de compreensão de textos;
v Valorizar o ato de ler na aquisição de conhecimentos e significados

Público alvo:

Ø Estudantes do 1º, 2º, 3º , 4º ano e da 4ª série .

Ø Professores da U.E.

Ø Coordenadores Pedagógicos

Ø Monitor de informática

Ø Auxiliares de biblioteca

Papeis dos envolvidos

Estudantes – Produzir e apresentar os trabalhos solicitados, ler os livros
sugeridos pelo professor e/ou outros profissionais; elaborar um relatório dos
principais conhecimentos adquiridos durante a execução do projeto; realizar as
oficinas e sequencias de atividades previstas no projeto poetas da escola e os
do Ler e Escrever.

Professores – Orientar e acompanhar os estudantes
nas atividades,
fazer convites a poetas e escritores profissionais, palestrantes, artistas da
música.Planejar as atividades e oficinas previstas no LER E ESCREVER e
POETAS DA ESCOLA . Avaliar a produção e o envolvimento das crianças

Coordenadores – Coordenar e assessorar aos professores na preparação das
atividades para os estudantes e organização dos eventos.

Monitor de Informática – Responsável pelo suporte técnico-pedagógico
aos alunos e professores para as pesquisas e apresentações de uso de
multimídias.

Auxiliares de Biblioteca – auxiliarão na seleção e indicação de obras literárias
de acordo com o gênero estudado no momento.

Desenvolvimento
:

Ø Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que
envolvem leitura de história;
Ø Na biblioteca , aproximar os estudantes ao universo escrito e aos
portadores de escrita(livros e revistas), manuseando-os e reparando na
beleza das imagens;

Ø Realizar reuniões para estudo e organização das atividades
Ø Participar de varios momentos de análise de texto bem escrito
Ø Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências,
idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios
para selecionar o que vão ler.
Ø Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do espaço de leitura
da classe;
Ø Contar de histórias conhecidas;
Ø Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
Ø Interpretar histórias lidas;
Ø Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
Ø Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos
gêneros;
Ø Escutar de histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas

Ø Montar histórias ou trechos de histórias (fatiados);
Ø Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens
das histórias lidas;
Ø Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
Ø Escrever e reescrever histórias;
Ø Complementares histórias lacunadas;
Ø Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas
(com apoio do professor);
Ø Realizar rodas semanais de leitura e de contação de histórias;
Ø Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
Ø Dramatizar histórias e contos trabalhados;
Ø Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
Ø Participar Noite Literária com Show Artístico, contação de histórias,
expondo os trabalhos produzidos.
Ø Ler, analisar e ilustrar literatura de cordel;
Ø Fazer propaganda de livros em rodas e/ou através de propagandas
escritas e socializar nos painéis da escola.

Recursos

• Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil e infanto-juvenil;
fantoches; palanquinho; aparelho de TV e DVD;
• Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel
metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos,
etc.

Avaliação


A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu
desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores,
as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados,
atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos)
desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade
local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos
no decorrer e ao final do projeto.

Culminância

A culminancia do projeto ocorrerá através da realização de concertos de leitura
com: saraus, contação de histórias, peças teatrais, musicais... na escola, onde
estará acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e
estudantes de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias, cordéis,
poemas, fabulas...produzidos pelos estudantes contando com a participação
da comunidade local.

A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o
ágil; e o escrever dá-lhe precisão.

Francis Bacon


PROJETO: MEIO AMBIENTE


“Tal como uma pequena semente guarda dentro de si a essência de uma bela árvore...
Pequenos gestos de nossa parte podem  preservar a vida de todo um planeta.” (Iolanda F. Sigrist)

JUSTIFICATIVA:

Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O
crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água;
solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que
preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos.
Busca-se com o Projeto Meio Ambiente na Escola, a incorporação dos temas
transversais de modo a facilitar a compreensão da realidade unindo saberes
acadêmicos com o conhecimento experimental, buscando desenvolver no
aluno a visão crítica que lhe permita um protagonismo ativo colaborando nas
tomadas de decisões pessoais buscando a justiça, a solidariedade a tolerância
e a igualdade na sociedade complexa que se faz hoje, potencializando um
estilo de vida saudável.
Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a
comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico
e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza,
fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade
do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o
envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para
suas soluções.

DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano à 4ª série

OBJETIVO GERAL:

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com
relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a
responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo,
auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo
a vida no planeta, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de
comportamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§ Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos
e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação
humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do
ecossistema.

§ Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo
diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos
conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente
escolar.

§ Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto
de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades
e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio
ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

§ Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do
lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis
pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e
que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo
tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim,
buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.

§ Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro
através da reciclagem.

§ Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica,
buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes
produtoras de energia.

§ Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no
planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.

§ Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas
para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.

§ Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes
na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e
participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

§ Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento
e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da
educação ambiental.

§ Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como
respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.

§ Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre
Meio Ambiente em sua comunidade;

Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem
a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;


• Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e
saudável na escola, em casa e na comunidade;

• Observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, a seu ponto
de vista, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e avaliando as
possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um
meio saudável, e melhor qualidade de vida;

• Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções
básicas relacionadas ao meio ambiente e à saúde;

Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o
meio físico, econômico e sociocultural, fatores de risco à saúde pessoal
e coletiva presentes no meio em que vivem;

• Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos
eliminar o mosquito da dengue.

METODOLOGIA:

§ Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.

§ Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.

§ Campanhas para a diminuição do uso de embalagens plásticas, etc.

§ Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.

§ Palestras.

§ Releitura de obras de pintores.

§ Paródias.

§ História infantil que trate a questão do meio ambiente.

§ Conversa dirigida a respeito do que entendem por meio ambiente, sobre a
situação atual deste meio.

§ Exposição de fotos que demonstrem a degradação do meio ambiente.

§ A partir de das fotos, pedir para os alunos construírem um mural na sala de aula.

§ Proporcionar passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas da escola), onde os
alunos serão orientados a observar as formas de degradação que estão presentes
naquele meio ambiente ou em suas proximidades.

§ Trabalho com músicas que explorem a questão do meio ambiente.

§ Trilha ecológica.

§ Parada da consciência ambiental na Praça de Eventos.

§ Visita à Sala Verde

§ Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os
indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

§ Assistir documentários.

§ Reciclagem de papel.

§ Estudo comparativo do gasto de energia elétrica nas casas dos alunos e na
escola, com propostas de redução gradativa e busca de alternativas.

§ Oficinas de reciclagem.

§ Café com vovôs e vovós: passado e presente do meio ambiente.

§ Dia da limpeza do lixo no Ambiente escolar.

AVALIAÇÃO:

Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica
aplicada a educação ambiental: - a relativa mudança de comportamento dos
educandos na comunidade escolar; - o exercício da cidadania, solidariedade
e cooperação entre escola e comunidade. Verificando se houve um despertar
ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a
natureza.
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua,
contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando
e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos
necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática
pedagógica.

RECURSOS:


  • Diversos tipos de texto
  • Jogos
  • Trabalho individual e em grupo
  • Pesquisa de campo
  • Dramatizações
  • Vídeos
  • Internet
  • CD Rom
  • Observações
  • Gincana
  • Feira
  • Palestras
  • Mural
  • Cartazes
  • Varal literário
  • Televisão
  • Computador
  • Revista
  • Jornais
  • Aparelho de som
  • CDs
  • Folha sulfite
  • cartolinas
  • sucata
  • mapas
  • fotos
  • livros
  • telas de artistas
  • mudas de árvores 
 
 
 
“Precisamos planejar e refletir sobre nossas decisões, mas tentar encontrar um caminho sem obstáculos, é o mesmo que decidir não ir a lugar nenhum.”


PROJETO: MEMORIAL E PRESERVAÇÃO CORONEL ACÁCIO PIEDADE

PÚBLICO ALVO: Toda a comunidade escolar e outras instituições

DURAÇÃO: Indeterminado

JUSTIFICATIVA:
“(...) Não basta ensinar o analfabeto a ler. É
preciso dar-lhe contemporaneamente o elemento
em que possa exercer a faculdade que adquiriu.
Ler o nosso patrimônio histórico e artístico é
alfabetização”.
Mário de Andrade

A palavra patrimônio é de origem latina, derivada de pater – pai Machado (2004) também nos
remete ao conceito de patrimônio enquanto conjunto de bens pertencentes ao pater,
no sentido de herança, legado, ou seja, aquilo que o pai deixa para os filhos. Também podemos
denominar patrimônio o conjunto de bens de uma escola associação, empresa ou de pessoas
em geral. Nesse caso, a palavra está associada a valor monetário.
A E.M. Cel. Acácio Piedade é hoje um centro de referência para todas as outras escolas municipais,
mas são poucos os que realmente conhecem a trajetória desse Símbolo e Patrimônio histórico de
Itapeva.
Sua importância histórica como a primeira escola do município pode ser explorada para a formação
significativa das novas gerações como um centro de documentação histórica, reunindo todos os livros
administrativos, didáticos, pedagógicos que se encontra armazenado no porão da escola.
Em termos gerais nossa cultura vem sendo transmitida através das sucessivas gerações, sempre se
renovando e se recriando num processo vivo e dinâmico, propiciando à população a possibilidade
de construir sua própria identidade. E a manifestação dessa identidade se revela através do nosso
Patrimônio Cultural que não se restringe somente aos bens culturais móveis e imóveis, representantes
de nossa memória nacional e protegidos por leis e instituições governamentais. Nosso patrimônio
vai muito além da matéria, se fazendo presente em outras tantas formas de expressão cultural de
nossa sociedade. Essa herança imaterial se manifesta na interação de nossa gente com o ambiente,
com a natureza e com as condições de sua existência. É a alma de nosso país expressa através dos
saberes, celebrações e formas de expressão de nosso gente, “materializados” no artesanato, nas
maneiras e modos do fazer cotidiano de nossas comunidades, na culinária, nas danças e músicas,
rituais e festas religiosas e populares, nas relações sociais de uma família ou de uma comunidade, nas
manifestações artísticas, literárias, cênicas e lúdicas, nos espaços públicos, populares, coletivos.

Dessa forma, a EM. Cel. Acácio Piedade traça tal projeto com essa visão: de que o patrimônio vai
muito além da matéria, se fazendo presente em outras tantas formas de expressão cultural de nossa
sociedade. Visamos a conservação tanto de nossa escola enquanto patrimônio histórico quanto o
resgate de atividades e tradições que fizeram parte desta escola. Com tal objetivo introduzimos como
parte do currículo aulas de canto-coral com o objetivo de resgatar o coral já existente em épocas
anteriores (Coral Branco) , pois sabemos que alem de constituir e abrilhantar as apresentações
durante muito tempo , estudos mostram que a música forma a inteligência, aguça e adestra os
sentidos . Sendo a voz um instrumento de auto-conhecimento, sensibilidade e auto-estima. Aliamos
a musica com o projeto dança na escola como meio de conservação das tradições herdadas através
de fatos históricos como a de rota dos tropeiros , sendo que a nossa escola está situação exatamente
da conhecida e histórica Rua das Tropas. Bem sabemos quão significativa foi a influencia dos
tropeiros vindos do Sul que passavam com suas tropas em nossa cidade e deixavam um pouco de
seus costumes culturais como herança à nossa população . Assim, procuraremos divulgar e manter
vivas tão ricas atividades culturais . Focaremos através das aulas de dança a tradição gaúcha tão
presente e viva em nossa história. Portanto, através de nossas crianças reavivaremos , manteremos
e ensinaremos a atual geração sobre a beleza e riqueza das danças gaúchas. Teremos um grupo de
dança gaúcha para representar a história e a tradição que fez e fará parte da tradição itapevense.
Mas além do objetivo de preservação de tradições culturais, sabemos o quanto é importante e
necessário o movimento para o desenvolvimento efetivo de nossos estudantes . Assim, o trabalho com
dança atenderá tanto a questão do desenvolvimento corporal e cognitivo dos mesmos , como também,
a questão do trabalho com as tradições folclóricas de nossa cidade e região.
No entanto, qual o valor dessa nossa riquíssima diversidade cultural, se não a reconhecemos
no processo de sua construção e enraizamento? Se não aprendemos a respeitá-la, como justificar
tanto esforço e investimento público e privado para a proteção e conservação do nosso patrimônio?
Uma sociedade que não se reconhece está fadada à perda de sua identidade e ao enfraquecimento
de seus valores mais intrínsecos. Seu envolvimento no processo de fortalecimento de sua cultura
é primordial, diria mesmo, fundamental para a construção de uma postura consciente e ativa no
desenvolvimento de sua cidadania.
A educação, vista num sentido mais amplo, é o“processo de desenvolvimento da capacidade
física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração
individual e social”. [1] Para Maturana (2001), essa interação pela convivência faz com que o outro se
transforme de maneira natural, equivalendo seu modo de viver com o do outro num processo contínuo
que o leva a conviver de acordo com o conviver de seu meio. [2]Assim, podemos pensar que estamos
sempre atuando como educadores e educandos, podendo nos considerar agentes em profunda
sintonia e responsabilidade para com o aprender e o ensinar. Logo, o nosso saber/aprender interage
com o nosso meio e com isso criamos a possibilidade de transformá-lo ou de nos mantermos numa
postura conservadora e acomodada.
A Educação Patrimonial, interpretada por Horta (1999)[3] como “um processo permanente
e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de
conhecimento e enriquecimento individual e coletivo”, torna-se um poderoso instrumento no processo
de reencontro do indivíduo consigo mesmo, resgatando sua auto-estima através da revalorização
e reconquista de sua própria cultura e identidade, ao perceber seu entorno e a si mesmo em seu
contexto cultural como um todo, transformando-se em principal agente de preservação. Segundo
Horta ainda, o“conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio
são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no
fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania”.
Portanto, para viabilizarmos o acionamento desse instrumento, para promovermos o reencontro

e a reconquista de um grupo consigo mesmo, faz-se necessário reavaliarmos nossa própria visão
de cultura, de identidade e de auto-reconhecimento no contexto para o qual estamos voltando nossa
atenção. Pois, como ensinar sem estar sintonizado com esse meio? Como percebê-lo sem interação?
E como interagir sem que haja emoção? Nesse aspecto, o fator diálogo torna-se a tônica de qualquer
ação entre os atuantes diretos no patrimônio e sua preservação e o grupo comunitário ao qual o
patrimônio em questão se encontra diretamente vinculado. Só a partir dessa postura será possível
uma ação coerente e voltada ao real crescimento e despertar desse grupo: pela interação, pela troca,
pela confiança estabelecida.
Através da Educação Patrimonial, o processo de ensino e aprendizagem pode ser
dinamizado e ampliado, muito além do ambiente escolar onde toda uma comunidade pode estar
envolvida. Pode tornar-se um instrumento a mais no processo de educação que colabore com o
despertar de uma consciência crítica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio –
em toda sua expressão – e a percepção da relação entre esse com sua identidade pessoal e cultural.
Assim, ao acionarmos este instrumento de ação, iremos ao encontro do pensamento de Paulo
Freire, buscando uma “alfabetização cultural” que capacite o educando a compreender sua identidade
cultural e a se reconhecer, de forma consciente, em seus valores próprios, em sua memória pessoal
e coletiva. Ainda segundo nosso pensador, “a criticidade e as finalidades que se acham nas relações
entre os seres humanos e o mundo implicam em que estas relações se dão com um espaço que não
é apenas físico, mas histórico e cultural. Para os seres humanos, o aqui e o ali envolvem sempre um
agora, um antes e um depois. Desta forma, as relações entre os seres humanos e o mundo são em si
históricas, como históricos são os seres humanos, que não apenas fazem a história deste mútuo fazer
mas, conseqüentemente, contam a história deste mútuo fazer”.[4]
Como resposta podemos dimensionar que uma nova postura sobre o Patrimônio estará
vinculada principalmente aos valores que a comunidade lhe outorgará e que virá refletir no seu
processo de auto-estima e autoconstrução, pois é na diversidade que se é possível atingir o todo, mas
para que esse todo faça sentido é necessário fortalecer o sentido de sua própria identidade através de
suas diferenças.

1] Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p.234.
[2] MATURANA, Humberto R.. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. Tradução: José
Fernando Campos Fortes. P. 29.
[3] HORTA, Maria de Lourdes P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial. 1999, p.6.
[4] FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 10a ed., 2003, p.81.

RESULTADOS ESPERADOS


Conhecer, (re) conhecer, valorizar e preservar o patrimônio cultural é compreender o universo
sociocultural, participar da historicidade que está inserido, elevar a auto-estima, exaltar saberes e
fazeres, participar dos direitos e deveres de cidadania e fortalecer a identidade cultural local, regional
e nacional de um povo.
Interação do universo escolar, da população e da educação patrimonial nas ações e atividades
voltadas às questões do patrimônio cultural.
Inserção da educação patrimonial e projetos nos currículos escolares, através dos Temas
Transversais.
Participação ativa das escolas, dos educadores, dos educandos e da comunidade local nas políticas
educacionais e culturais da cidade.
Reconhecimento da importância de se conhecer, apropriar para preservar o patrimônio cultural e a

identidade cultural.
Melhoria da qualidade de vida e auto-estima dos cidadãos, despertando atitudes de cidadania e
respeito à diversidade cultural.
Incentivo e investimento para multiplicação do programa contribuindo no desenvolvimento da
responsabilidade social e cívica.

OBJETIVOS:


Conscientizar alunos e professores da importância histórica da EM CEL. ACÁCIO PIEDADE.
Destinar um espaço específico para organizar relíquias da escola.
Resgatar a história da escola e educação na cidade.
Reunir as peças, equipamentos, instrumentos, livros, quadros e fatos antigos da escola num
espaço propiciando a pesquisa e visita por todos os alunos, professores e comunidade escolar.
• Arrecadar documentos históricos com pais, avós ou outros parentes dos alunos que tenham
estudado na escola para enriquecer o museu.
• Propiciar momentos que os estudantes possam voltar no tempo para entender melhor o presente.
• Trabalhar formas de preservação do patrimônio bem como do ambiente escolar.
• Situar e compreender as relações entre corpo, dança e sociedade , principalmente no que diz
respeito a tradição e a sociedade contemporânea.
• Utilizar-se da música como instrumento de motivação , propiciando ao estudante uma escola mais
alegre e feliz , trabalhando a disciplina , socialização , respeito mútuo, organização, senso de
liderança, criticidade e cidadania.
• Desenvolver calendário cultural , com apresentações em várias cerimônias .
• Promover a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos , assim como a
promoção e a interação e comunicação social através do trabalho com a linguagem musical.

DESENVOLVIMENTO:

Inicialmente os alunos irão realizar pesquisas para compreender e conceituar Patrimônio e suas
especificações como bem público.
• Realizar trabalho de pesquisas, entrevistas sobre o processo de tombamento da Unidade de
Ensino. .
• Construir linha do tempo da história da Unidade /escolar até os dias atuais.
• Fazer levantamento de pessoas importantes para os alunos e comunidade e entrevistá-los para
saber de professores que marcaram a sua vida escolar.
• Campanha para arrecadação com ex-alunos e amigos, de documentos para incorporar aos
materiais do museu.
• Organização de um mural com fotos antigas mostrando a evolução dos uniformes da escola.
• Conhecer objetos e materiais que podem compor o Museu da escola.
• Estudo das formas de preservação e como podem contribuir para a manutenção adotando hábitos
comportamentais adequados como:
Reciclagem do lixo;
Organização e limpeza das carteiras, paredes e piso na sala de aula;
Preservação dos trabalhos expostos pelos colegas

Utilização de materiais sem desperdício.
• Aulas semanais de canto coral com professor e maestro Elcir aos estudantes da 4ª série .
• Atividades de dança e ritmo com o instrutor de dança Jonas semanalmente para as turmas
de 2ºano, 3º ano e 4º ano de ambos os períodos. Inicialmente , as aulas atenderão todos os
estudantes das turmas relacionadas e paralelamente teremos o trabalho com danças gaúcha,
mantendo e divulgando nossas tradições.

CULMINÂNCIA:


Exposição de um mural de ex-alunos e ex-professores, que de alguma forma marcaram
significativamente na história da E.M. Cel.Acácio Piedade e todos os trabalhos realizados dentro do
projeto bem como apresentações do CORAL CEL. ACÁCIO PIEDADE e da CIA DE DANÇA ACÁCIO PIEDADE , na ocasião do dia do patrono, 07 de outubro .
“A valorização do patrimônio cultural brasileiro
depende, necessariamente, de seu conhecimento.
E sua preservação, do orgulho que
possuímos de nossa própria identidade.”

Luiz Antonio Bolcato Custódio



  1. ÁREA/LINGUAGEM
  • Música (Canto Coral)

  1. NOME DO PROJETO
  • “Doce Melodia”

  1. ESCOLA ONDE SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO
  • E.M. Cel. Acácio Piedade

  1. OBJETIVOS
  • Utilizar-se da música com instrumento de motivação, propiciando ao aluno uma escola mais alegre e feliz, onde ele tenha liberdade de se expressar através da música, seja cantando ou tocando um instrumento;
  • Trabalhar a disciplina, socialização, respeito mútuo, a organização, senso de liderança, criticidade e cidadania;
  • Desenvolver um calendário Cultural, com apresentações em cerimônias, Dia do Patrono e representar a escola em outras cidades e região.
  1. JUSTIFICATIVA: “A importância da música para o desenvolvimento do ser humano”
A música forma a inteligência, aguça e adestra os sentidos. Sendo a voz um instrumento de auto-conhecimento, a , sensibilidade e auto-estima.
Cantar funciona como uma terapia. Quando canta, você entra em contato com o som do seu corpo, uma área do organismo que não se conhece bem. Essa energia sutil acaba colocando a pessoa em outra dimensão. Em conseqüência, a auto-estima aumenta, a disposição é outra, os limites se alargam. O fato de que a pessoa, para cantar, precisa se manter ereta, também reflete na sua postura física .
Quando se canta, o aparelho respiratório e o coração se beneficiam; enquanto há uma melhora de todo o sistema imunológico. Cantar é o melhor preventivo para doenças físicas e emocionais.
A música é uma linguagem expressiva e as canções são vínculos de emoções e sentimentos, podendo fazer com que o indivíduo reconheça nelas, seu próprio sentir, proporcionando a ele um desenvolvimento criativo e crítico.
Propiciando o contato com a cultura musical, estaremos educando indivíduos capazes de usufruir a música, analisá-la e compreendê-la.
A simples atitude de cantar proporciona uma série de aptidões, tais como: atenção, percepção sonora, memorização e raciocínio dentre outras.
O coral é o plural da voz humana. No coral você não perde a sua voz: você a multiplica. Todos cantam juntos e são solidários, e todos estão unidos apenas pelo prazer de cantar. No canto coletivo também se exercita a percepção estética, pois a voz humana é um instrumento vivo, capaz de produzir uma unidade perfeita entre o instrumentista e o instrumento, pois ambos estão na mesma pessoa, formando uma unidade indissolúvel.
Onde se valoriza o indivíduo e seu "sentir", e não o seu fazer, a Música é de grande valia, proporcionando um relaxamento das tensões da vida cotidiana, através dos exercícios de relaxamento e respiração também leva o indivíduo a redescobrir e valorizar estético, comunitário, seu controle emocional e seu lado artístico.
  • Através da musica, as pessoas se transformam em indivíduos que utilizam os sons musicais, tornam-se mais criativos, apreciam música, melhoram a qualidade de vida e melhoram a auto-estima;
  • Processo de aprendizagem com conteúdos objetivos pedagógicos.
  • A Música trabalha a sensibilidade, a auto-estima desenvolvendo a capacidade de observação, atenção e raciocínio;
  • A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção e a interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das mais importantes formas de expressão humana;
  • Acima de tudo, promover o bem estar social, qualidade de vida e elevar culturalmente a entidade que representa através de recitais.
  1. DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA
  • Divulgação e convite, definindo dia e horário para os ensaios
  • As aulas serão de  máximo 50 minutos por turma;
  • Exercícios de alongamento, aquecimento vocal( vocalize);
  • Dicas e curiosidades musicais ( autores/compositores/história da música/ Instrumento musical, origem e evolução)
  • Ensaio de repertório;
  • Apresentação dos resultados conforme calendário escolar e ou de acordo com a direção ou equipe pedagógica escolar.

Calendário Cultural 2011

 
Obs. Todos os eventos estão passíveis de alterações nas datas e locais e acordo  com a aprovação da Direção.
  1. DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA
  • 4h/aulas
  • 2 Turmas  Canto  Coral;
  • Canto Coral média  de 20/ turma

  1. Público Alvo
  • Alunos de 4ª séries  período diurno

  1. Avaliação
  • Produção musical ou instrumental
  • Observação cotidiana
  • Participação em sala de aula (rendimento escolar) ;
  • Toda e qualquer ação que demonstre interesse musical, pois o principal o objetivo principal é propiciar o contato com a Arte e não Profissional




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Elcir Alves de Melo
Regente